As Irmãs Pequenas Missionárias, de São José dos Campos, foram recebidas na Paróquia de São Pedro Claver, em Domue, Moçambique, com missa e apresentações de canto e dança. Para dar boas-vindas, a comunidade local ofereceu às religiosas frutos do trabalho da terra e outros itens.
As Irmãs retribuíram com objetos litúrgicos recebidos de doações no Brasil. Segundo a Irmã Ana Cláudia Melo, superiora da nova comunidade, grande parte da população de Domue fala Chichewa (pronuncia-se titieua), língua que também é falada no Malawi, com o qual faz fronteira.
A língua oficial de Moçambique é o português, mas nas várias regiões fala-se diversas línguas nativas. Os adultos e jovens aprendem o português na escola, mas a grande maioria da população fala mesmo o chichewa.
As religiosas assumiram, no dia 10 de maio, uma nova missão humanitária em Moçambique, na África. Elas atuarão em Domue, na província de Tete, extremo noroeste de Moçambique. Em unidade com os Padres Fransalianos, elas ficarão responsáveis pelos trabalhos pastorais, como catequese e formação de lideranças, junto a 106 comunidades, divididas em 23 zonas distantes.
As religiosas partiram para a Missão de Domue a convite de Dom Diamantino Antunes, IMC, bispo de Tete. As Irmãs Ana Cláudia Melo, superiora da nova comunidade, Rita Nascimento e a pré-noviça Agnélia Porto, que é africana, viajaram a partir da Missão de Dombe, onde as Pequenas Missionárias de Maria Imaculada já estão presentes há 11 anos, para chegar à nova missão.
CNPJ 24.471.554/0001-35
Banco do Brasil
Agência: 3358-8 C/C:: 6650-8
pixcpmmi.6650@ipmmi.org.br
Rede Madre – Pequenas Missionárias de Maria Imaculada
Vanessa Fernandes | Assessoria de Comunicação
(12) 99791-1233