
O legado de Venerável Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico e do Servo de Deus Antoninho da Rocha Marmo foi um dos destaques no primeiro City Tour Religioso Católico de São José dos Campos, promovido pela Prefeitura no dia 1º/11.
O roteiro incluiu visitas à Igreja Matriz, ao Sanatório Maria Imaculada, ao Museu de Arte Sacra, à Paróquia Sagrada Família e ao Hospital Antoninho Rocha Marmo. Durante o percurso, os participantes conheceram memoriais e capelas que guardam relíquias dos candidatos a santos ligados à história religiosa do município: Madre Maria Teresa, Antoninho da Rocha Marmo, Padre Rodolfo Komorek e Franz Holzwarth.
Com acolhimento especial, as Irmãs Pequenas Missionárias receberam 35 visitantes no antigo Sanatório Maria Imaculada, atual sede da Rede Madre. No local, os participantes conheceram a Capela da Imaculada, onde repousam os restos mortais de Madre Maria Teresa, e o Memorial dedicado à fundadora. À tarde, o grupo visitou a Capela de Nossa Senhora da Saúde, onde estão os restos mortais de Antoninho, e o Memorial que preserva sua história.
A visitante Mary Ellen Carvalho se emocionou ao conhecer a história de Madre Teresa. Já Maria Doroteia Valério, destacou a força espiritual da religiosa. “Madre Teresa foi muito forte espiritualmente e um grande exemplo. O cuidado dela com as pessoas, com Jesus no outro, é algo muito importante pra gente”, disse.
De acordo com a guia de turismo Elaine Cristina dos Santos, o ônibus turístico teve lotação completa, demonstrando o interesse do público pelo tema. “É muito emocionante trazer moradores e turistas para conhecer a religiosidade da nossa cidade”, afirmou.
Recém-chegada a São José dos Campos, Elaine Perez Gomes Nóbrega contou que ficou impressionada com a continuidade da obra de Madre Maria Teresa. “O que me chamou atenção foi ver que, com tão pouco, ela fez tanto. É um trabalho que começou e teve continuidade”, relatou.
Vanessa Fernandes | Assessoria de Imprensa Rede Madre