"Um Real, Uma Esperança" é uma campanha de arrecadação de fundos para manter a missão das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada em Dombe, Moçambique.
Nessa região está localizada uma comunidade carente que enfrenta grandes desafios para suprir suas necessidades básicas como alimentos, atendimento médico, transporte e acesso à educação.
O Centro de Saúde de Chimoio na comunidade de Dombe é administrado pela Congregação da Pequenas Missionárias desde 2011, garantindo saúde e qualidade nos serviços prestados à população local.
Atendendo, em média, 2 mil pessoas locais por mês, o ambulatório trata de doenças, cuidados na maternidade e cirurgias. Apesar do grande movimento na unidade de saúde, contamos com apenas um único laboratório na região, limitando o cuidado com essa comunidade carente
Sete destes são funcionários públicos, enquanto os demais são contratados diretamente por nossa Congregação, com dois voluntários que dedicam seu tempo e habilidades para ajudar a comunidade
O único laboratório da região, atualmente é totalmente administrado pela Congregação. Mesmo com uma estrutura simples, oferecemos uma ampla gama de exames sendo fundamental para o diagnóstico e tratamento de diversas condições médicas.
Para manter o laboratório funcionando, precisamos de um adicional de 1,5 mil dólares. Este valor é crucial para adquirir os reagentes e equipamentos necessários para exames precisos e em tempo hábil.
Em Moçambique, a cultura do casamento precoce é muito forte, sendo considerado um dos países com a maior ocorrência desses casos, especialmente nas regiões mais pobres. As meninas, sem perspectiva de futuro, ficam desamparadas, muitas vezes sendo vendidas ou negociadas entre as famílias por dinheiro, terras e até alimentos.
Com o projeto Musikana (“meninas” em um dialeto africano), desde 2022 acolhemos jovens mulheres, oferecendo mais do que um abrigo: um lar onde podem sonhar e crescer com dignidade para mudança de vida.
Atualmente o objetivo principal para as Musikanas é adquirir uma casa para o projeto. Hoje as meninas moram em um espaço que é dividido com o ambulatório administrado pelas irmãs.
Por conta da falta de estrutura, atualmente acolhemos sete meninas, mas com uma casa própria, poderíamos acolher mais jovens, garantindo um lugar melhor com mais privacidade e conforto.
Sua doação pode fazer uma diferença significativa na vida de muitas
pessoas em Dombe. Ao contribuir, você nos ajuda a continuar oferecendo
cuidados médicos essenciais e a transformar a vida das pessoas dessa
comunidade.
Juntos, podemos garantir que a missão das Pequenas Missionárias continue a ser um pilar de esperança e saúde para a comunidade.