Todos sabem o significado do Carnaval, mas poucos se lembram do sentido da Quaresma, que é um período voltado à oração, penitência e revisão da vida para prepararmos o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, ressuscitado do Domingo de Páscoa.
Com o intuito de promover a reflexão e a preparação espiritual dos cristãos para a Páscoa, as Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que administram os Pio XII e Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos, e a Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba, compartilham as disciplinas espirituais praticadas por elas, as Cordinhas da Quaresma.
Criadas em 1935 pela fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, a Venerável Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, que se encontra em processo de canonização, as “Cordinhas da Quaresma”, são uma forma de exercitar semanalmente pequenas virtudes, tais como o silêncio, a humildade e a amabilidade, entre outros, recomendados pela Igreja nesse período.
Pode parecer difícil à primeira vista, mas adaptadas ao dia a dia, qualquer um pode praticar as Cordinhas e se preparar espiritualmente para a chegada da Páscoa.
1ª CORDINHA
SILÊNCIO INTERIOR E EXTERIOR
Sugestões:
2ª CORDINHA
MORTIFICAÇÃO DOS SENTIDOS
Não a valorização do sacrifício por ele mesmo e de maneira masoquista, mas pela conversão e fortalecimento espiritual que ele traz.
Sugestões:
3ª CORDINHA
HUMILDADE
Sugestões:
4ª CORDINHA
FIDELIDADE AO HORÁRIO
Sugestões
5ª CORDINHA
AMABILIDADE E CARIDADE PARA COM O PRÓXIMO
Sugestões
Assessoria de Comunicação | Vanessa Fernandes (Mtb 23.615) | Contato: 12 99791.1233